Designação do objecto:

Tigela

Localização:

Mértola, Beja, Portugal

Museu titular:

Museu de Mértola

About Museu de Mértola, Mértola.

Datação do objecto:

Siglo VI AH / XII AD

Número inventário do Museu titular:

CR/CS/0035

Material / Técnica:

Cerâmica vidrada fabricada com pasta amarela pouco compacta, modelada em torno rápido, cozida em ambiente oxidante e decorada con a técnica da corda seca total.

Dimensões:

Diâmetro da boca 25 cm; diâmetro da base 10,3 cm; altura 8 cm

Período / Dinastia:

Almorávida ou almóada

Proveniência:

Almeria ou Málaga (Espanha).

Descrição:

Tigela de bordo vertical arredondado, boca circular, corpo troncocónico invertido com carena baixa e base com pé anular diagonal. Coberto com vidrado monocromo melado no exterior e decorado em corda seca total com cores branca, verde e melada separadas por traços de manganés. O tema central é a palavra “baraka” escrita com caracteres cúficos, rodeada por um friso de palmetas que percorre o bordo da peça. Peça restaurada.

View Short Description

Tigela em corda seca total do período almorávida ou almóada. O tema central é a palavra “baraka” escrita com caracteres cúficos, rodeada por um friso de palmetas que percorre o bordo da peça. Esta peça tem paralelos em vários pontos do Mediterrâneo Ocidental.

Como foram estabelecidas datação e origem:

O contexto estratigráfico em que foi encontrado o objecto encontrava-se muito revolvido. A sua datação no século VI AH / XII AD foi obtida mediante o estabelecimento de paralelos com peças de idêntica forma e técnica decorativa achadas em Málaga e Almeria (Espanha).

Historial da aquisição pelo Museu:

Encontrada nas escavações arqueológicas realizadas pelo Campo Arqueológico de Mértola na alcáçova do castelo de Mértola.

Historial da proveniência:

A abundância deste tipo de cerâmica em Málaga, onde encontramos uma caligrafia muito parecida, e em Almeria (Espanha), onde se encontraram fornos que fabricavam peças com esta decoração, levou os investigadores a atribuir a origem da sua produção a estas cidades.

Bibliografia seleccionada:

Gómez Martínez, S., A cerâmica em corda seca de Mértola, Mértola, 2002.
Torres, C., y Gómez, S., "Le vert et brun au Portugal", Le Vert et le Brun de Kairouan à Avignon, céramiques du Xe au XVe siècle. Catalogue de la exposition, Marseille, 1995, pp. 98-102.
Torres, C., “Um lote cerâmico da Mértola Islâmica”, I Congreso de Arqueología Medieval Española. Huesca, 1985, t. IV, Zaragoza, 1986, pp. 193-228.
Torres, C., y Macias, S. (eds.), O Portugal Islâmico, Lisboa, 1998, p. 93.

Citation:

Susana Gómez Martínez "Tigela" in "Discover Islamic Art", Museum With No Frontiers, 2024. https://islamicart.museumwnf.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01;6;pt

Autoria da ficha: Susana Gómez Martínez
Tradutor/a: Santiago Macias

Número interno MWNF: PT 09

RELATED CONTENT

 Artistic Introduction

 Timeline for this item


On display in

Discover Islamic Art Exhibition(s)

Arabic Calligraphy | Kufic Script

Download

As PDF (including images) As Word (text only)