Designação do objecto:

Painel de azulejos em forma de tímpano

Localização:

Lisboa, Portugal

Museu titular:

Museu Calouste Gulbenkian

Datação do objecto:

c. 980 AH / c. 1573 AD

Número inventário do Museu titular:

1598 B

Material / Técnica:

Cerâmica siliciosa pintada sob vidrado.

Dimensões:

Alt. 71 cm; comp. 142 cm

Período / Dinastia:

Período Otomano

Proveniência:

Iznik, Turquia.

Descrição:

Painel de azulejos decorado a azul, turquesa, verde e vermelho. A composição central está emoldurada por enrolamentos de nuvens estilizadas formando uma fita serpentiforme que encerra, num laço trilobado, uma flor de lótus. A partir do motivo central, desenvolvem-se em espiral ramos delgados com folhas, flores em botão e motivos hatayi (festões de flores de inspiração chinesa). Na arquitectura otomana os painéis de azulejos decoravam principalmente espaços interiores, no entanto, a proveniência deste painel ainda não está confirmada mas afirma-se que pertence a um conjunto de cerca de doze tímpanos, quase idênticos, e que decoravam um edifício mandado construir por Piyale Pacha, chefe do almirantado e protegido do sultão Selim II. A dúvida reside em se saber que edifício seria esse: a mesquita ou o palácio. A opinião mais generalizada defende que os painéis foram retirados da mesquita de Piyale Pacha em Istambul, construída provavelmente por Sinan, em 980-981 AH / 1573-1574 AD, visto que todos os tímpanos desapareceram e apenas resta o mihrab.

View Short Description

Painel de azulejos (c. 980 AH / c. 1573 AD) que terá pertencido à mesquita de Piyale Pacha em Istambul. Os motivos vegetais predominam: a composição central está emoldurada por nuvens estilizadas formando uma fita que encerra uma flor de lótus. A partir daí, desenvolvem-se outros temas fitomórficos.

Como foram estabelecidas datação e origem:

Por métodos de análise estilística e por comparação com peças do mesmo período, sendo inegáveis as afinidades estilísticas com os tímpanos provenientes da mesquita de Selim II da autoria de Sinan em Edirne (975-980 AH / 1569-75 AD) e do túmulo do mesmo soberano em Istambul (que Sinan acabou de construir em 981-982 AH / 1574-1575 AD). Por outro lado, todos os tímpanos que integram o conjunto estão datados de 980 AH / 1573 AD, o que confirma a datação deste painel.

Historial da aquisição pelo Museu:

Aquisição.

Historial da proveniência:

Através de peritagem. As colecções europeias onde se encontram os tímpanos que integram o conjunto, como o Museu do Louvre e o Museu de Artes Decorativas de Paris, confirmam a proveniência destes painéis como a Mesquita de Piyale Pacha em Istambul.

Bibliografia seleccionada:

Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1ª edição 2001, 2ª edição revista e actualizada 2002.

Only the Best: Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon, catálogo de exposição, New York, 1999.

Un jardín encantado: arte islámico en la colección Calouste Gulbenkian, catálogo de exposição, Madrid, 2001.

Citation:

Maria Queiroz Ribeiro "Painel de azulejos em forma de tímpano" in "Discover Islamic Art", Museum With No Frontiers, 2024. https://islamicart.museumwnf.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_A;49;pt

Autoria da ficha: Maria Queiroz Ribeiro

Número interno MWNF: PT 74

RELATED CONTENT

 Artistic Introduction

 Timeline for this item


On display in

Discover Islamic Art Exhibition(s)

The Ottomans | Art in the Spaces of Prayer

MWNF Galleries

Ceramics

Download

As PDF (including images) As Word (text only)