Identificação do Monumento:

Minarete de Loulé

Localização:

Loulé, Faro, Portugal

Data de construção do monumento:

Segunda metade do séc. V – primeira metade do séc. VI AH / final do séc. XI – primeira metade do séc. XII AD

Período / Dinastia:

Almorávida

Descrição:

Embasamento de planta quadrangular de alvenaria calcária, sobre o qual se construiu, em época posterior, a torre sineira da igreja de São Clemente. A torre mede 4.20 metros de lado e apresenta uma altura total de 22.70 metros. A organização da silharia no embasamento denuncia uma tradição construtiva antiga. De facto esta igreja, pela planta quadrangular e orientação, bem como localização da torre em relação à igreja, pode indiciar a presença anterior de uma mesquita. Esta peça integra-se na cidade islâmica de Ulya. No século XII, o poeta Abu Alaçane Ali ibne Ismael Altulaituli era natural de Loulé.

View Short Description

A torre sineira da Igreja de São Clemente, em Loulé, será um dos poucos minaretes ainda existentes em território português. Embora tanto o coroamento como parte substancial da torre sejam posteriores, a forma de organização da silharia no embasamento denunciam uma tradição construtiva mais antiga, datável da segunda metade do séc. V – primeira metade do séc. VI H. / final do séc. XI – primeira metade do séc. XII d.C. A localização da torre em relação à igreja e o próprio facto de o templo ter uma orientação que escapa aos cânones estabelecidos apontam para a utilização como minarete.

Como foi estabelecida a datação:

Através de análise tipológica construtiva.

Bibliografia seleccionada:

Luzia, I. “Testemunhos da ocupação islâmica em al-'Ulyà: estruturas e cerâmicas”, Xelb, 4, Silves, 2003, pp. 220-234.

Macias, S. “Porta da Vila” , Terras da Moura Encantada. Arte islâmica em Portugal, Porto, 1999, pp. 142-143.

Torres, C. e Macias, S. O legado islâmico em Portugal, Lisboa, 1998, pp. 194-199.

Citation:

Cristina Garcia "Minarete de Loulé" in "Discover Islamic Art", Museum With No Frontiers, 2020. 2020. http://islamicart.museumwnf.org/database_item.php?id=monument;ISL;pt;Mon01;12;pt

Autoria da ficha: Cristina Garcia


Número interno MWNF: PT Q