Museu Municipal de Arqueologia de Silves

Silves, Portugal

BREVE HISTÓRIA

Inaugurado em 1990, o Museu foi construído em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações nos anos 80 do séc. XX e hoje classificado como Monumento Nacional – que se tornou a peça central da colecção e do discurso expositivo. Cenograficamente integra também a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as colecções expostas são muito significativas mas também como uma jóia do património islâmico em Portugal.

Ao longo destes quinze anos o Museu manteve aberta ao público a sua colecção permanente, cerca de 800 peças, na sua maioria cerâmicas, e reuniu nas suas reservas os espólios arqueológicos provenientes das escavações decorridas no concelho.

ESPÓLIO

Dividido cronologicamente em cinco núcleos temáticos, o acervo do Museu reúne um conjunto de objectos do Paleolítico, os mais antigos, passando pelo Neolítico, pelo Calcolítico, pela Idade do Bronze, pela Idade do Ferro, pelo Período Romano e destaca-se, não só pela quantidade mas também pela qualidade e excepção, as peças do Período Medieval, com destaque para o Período Muçulmano – Omíada, Califal, Taifa, Almorávida e Almóada, desde o século VIII ao século XIII, na sua maior parte do período Almóada, dos séculos XII-XIII – como prova da riqueza e da importância da cidade naquele período histórico.

A colecção tem ainda um conjunto de objectos do período moderno – séculos XV, XVI e XVII – que demonstra a influência das rotas comerciais e a importância das trocas e contactos da cidade com outras regiões do globo.

ACTIVIDADES de divulgação para públicos distintos

O Museu tem vindo a desenvolver um programa de EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS, de produção própria, de forma a aprofundar alguns temas e materiais museológicos mas também as ligações culturais com países aos quais Silves esteve ligada historicamente. Destacamos os projectos com o Reino de Marrocos.

O SERVIÇO EDUCATIVO é um dos pilares essenciais de atracção e de sedimentação dos públicos, e é por isso um eixo a que damos a maior prioridade. Comunicando com os mais novos damos instrumentos que ajudam a interpretar o espólio arqueológico do Museu.

Desta intenção nasceram as OFICINAS PEDAGÓGICAS, destinadas ao público mais jovem, recriando com artesãos actividades artísticas que precisam da nossa atenção para serem preservados e apreciados: a olaria, a cerâmica, a tecelagem, a escrita. Para um público interessado nas actividades museológicas ligadas a temáticas tão variadas, como por ex., o ambiente, o património, o teatro ou a ciência, criámos as CONVERSAS À VOLTA DE… que complementam as exposições temporárias.

Para incentivar e promover o estudo da colecção, o Museu tem desenvolvido projectos e actividades no âmbito de REDES INTERNACIONAIS temáticas.

Address(es)
Rua Porta de Loulé, n. 14
8300-129
Silves, Portugal
T +351 282 444 832
F +351 282 440 856
museu.municipal@cm-silves.pt

https://www.cm-silves.pt/pt/menu/547/museu-municipal-de-arqueologia-de-silves.aspx



The Partner on Google Maps