Designação do objecto:

Lápide comemorativa

Localização:

Moura, Beja, Portugal

Museu titular:

Museu Municipal de Moura

About Museu Municipal de Moura, Moura.

Datação do objecto:

Séc. V AH / XI AD

Número inventário do Museu titular:

s/n

Material / Técnica:

Mármore branco.

Dimensões:

Alt. 32 cm; larg. 50 cm

Período / Dinastia:

Abádida

Proveniência:

Sevilha?

Descrição:

Trata-se da única inscrição referente à construção de um minarete existente em território português. A peça conserva-se junto a uma fonte, no interior do Castelo de Moura. Embora se desconheça o sítio preciso onde estava colocada, tudo leva a crer que a lápide não deva estar muito longe do local de origem. É provável que tenha sido encomendada a oficinas sevilhanas.

O texto refere a construção do minarete da mesquita de Moura por ordem de al-Mutadid, que dominava então (meados do século V AH / XI AD) todo o Sudoeste Peninsular. O discreto papel desempenhado por Moura durante o período islâmico leva-nos a associar esta lápide a uma atitude simbólica de apropriação do território de Moura. Recordemos que a cerca de 20 km. desta fortificação se situavam as importantes jazidas de prata de Totalica tendo o controle destas minas sido, ao longo do século IX, motivo de lutas permanentes. A edificação do minarete e a colocação da lápide destinar-se-iam a não deixar dúvidas sobre quem, a partir desse momento, se tornava senhor da região.

A peça encontra-se ligeiramente danificada e o texto está incompleto, faltando a última linha. Segundo Nykl, deveria ter, na sua versão original, cerca de 44 cm. de altura por 56 cm. de largura. O texto resume-se a três linhas, que permitem uma leitura parcial:

“Em nome de Deus, Clemente, Misericordioso. Mandou construir

[este] minarete al-Mutadid billahi

[al-Mans]ur bi-fadli-llahi abu Amr.”

View Short Description

Lápide comemorativa construção de um minarete em Moura por al-Mutadid, em meados do séc. V H./XI d.C. A peça está colocada no castelo da cidade, perto do local onde se situou a mesquita. Esta lápide estará associada a uma atitude simbólica de apropriação das minas em prata do território de Moura.

Como foram estabelecidas datação e origem:

A datação da peça está enquadrada pelo domínio de al-Mutadid (433-461 AH / 1042-1069 AD), devendo, segundo Nykl, situar-se a meio do seu reinado (444 / 1052).

Historial da proveniência:

A peça está próxima do seu local de origem, uma vez que a mesquita se situava no interior do castelo. O viajante inglês Murphy menciona a lápide neste sítio por volta de 1790.

Bibliografia seleccionada:

Labarta, A. e Barceló, C. “Inscripciones árabes portuguesas: situación actual”, Al-Qantara, vol. VIII, Madrid, 1987, pp. 395-420.
Macias, S., “Moura na Baixa Idade Média: elementos para um estudo histórico e arqueológico”, Arqueologia Medieval, n° 2, Porto, 1993, pp. 127-157.

Nykl, A. R., “Algunas inscripciones árabes de Portugal”, Al-Andalus, vol. V, fasc. 2, Madrid, 1940, pp. 399-411.

Citation:

Santiago Macias "Lápide comemorativa" in "Discover Islamic Art", Museum With No Frontiers, 2024. https://islamicart.museumwnf.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_C;18;pt

Autoria da ficha: Santiago Macias

Número interno MWNF: PT 23

RELATED CONTENT

 Artistic Introduction

 Timeline for this item


On display in

Discover Islamic Art Exhibition(s)

The Muslim West | Mosques: A Place for Prayer

MWNF Galleries

Calligraphy

Download

As PDF (including images) As Word (text only)