Pilar ornamentado
Lisboa, Portugal
Museu Arqueológico do Carmo
About Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa.
Mosteiro de São Félix e Santo Adrião, de Chelas (Lisboa)
Associação dos Arqueólogos Portugueses
Século III-IV AH / IX-X AD
Esc. 404
Calcário; escultura em baixo-relevo.
Alt. 95 cm, larg. 43 x 41 cm
Omíadas de Córdova, período califal
Fragmento de pilar que, presumivelmente se encontrava a dividir as naves de um pequeno templo monástico, no subúrbio oriental da cidade de Lisboa. Neste santuário moçárabe veneravam-se as relíquias de S. Félix e S. Adrião.
Trata-se do fragmento de um pilar decorado nas suas quatro faces, com grifos e centauros inseridos em medalhões, formados por láureas enlaçadas que se iam sobrepondo na vertical, em cada face do pilar. Hoje conservam-se intactos cinco desses medalhões e restam os fragmentos de mais dois, já na segunda fiada ornamental. Tal como outras esculturas coevas de Lisboa, estes baixos-relevos expressam um elevado sentido decorativista e manifestam um assumido “horror pelo vazio”, tal é a densidade ornamental de cada painel. Esta sensação de plenitude decorativa é reforçada pelo preenchimento dos cantos e dos espaços intercalares das láureas com caprichosas palmetas, que às vezes parecem derivar da flor-de-lis, a quem se multiplicou o número das folhas ou lóbulos foliares. Os animais fantásticos, com posições variadas e de sentido oposto, são esculpidos mediante a escavação do respectivo contorno, apresentando um relevo a dois planos, cuja face superior, correspondente ao corpo propriamente dito da besta, é animada por traços gravados na pedra, de modo a evidenciar os detalhes anatómicos. As coroas de louros e as palmetas são, por seu turno, tratadas a bisel, tudo à semelhança de outras peças de Lisboa encontradas em diversos locais, mas que indubitavelmente foram produzidas pela mesma oficina de artistas.
Fragmento de pilar que, presumivelmente, se encontrava a dividir as naves de um pequeno templo monástico, no subúrbio oriental de Lisboa. Os motivos (animais fantásticos, coroas de louros, palmetas) e a gramática decorativa remetem para paralelos artísticos sassânidas, bizantinos e omíadas.
O pilar e demais peças ornamentadas, que se encontraram em Chelas, apresentam uma estrutura decorativa e um efeito plástico muito próximo de certos baixos-relevos omíadas, nomeadamente os quadrúpedes alados dentro de láurea, do palácio de Kirbat al-Mafjar (séc. II AH / VIII AD). Também é elucidativa a analogia que tem sido estabelecida com tecidos de origem sassânida e produzidos em Bizâncio, os quais se expandiram na bacia do Mediterrâneo durante séculos III-IV / IX-X. Cite-se, a título de exemplo, a seda bizantina do Cooper-Hewitt Museum (New York), cuja decoração é idêntica à dos baixos-relevos de Chelas e da Casa dos Bicos.
Adquirido pela Associação dos Arqueólogos Portugueses depois de ter sido identificado, no século XIX, por I. de Vilhena Barbosa.
Existe uma notícia, transmitida em 1864 por I. de Vilhena Barbosa, de que esta peça se encontrava embebida num muro do quintal da sacristia.
Barbosa, I. V., “Fragmento de um roteiro de Lisboa (inédito). Arrabaldes de Lisboa”, Archivo Pittoresco, 7, Lisboa, 1864.
Caballero Zoreda, L., “Sobre Santa Comba de Bande (Ourense) y las placas de Saamasas (Lugo)”, Galicia no Tempo, Santiago de Compostela, 1992, pp. 75-115.
Fernandes, P. A., “Escultura de Alta Idade Média Cristã”, Roteiro da exposição permanente. Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa, 2002, pp. 63-67.
REAL, M. L., “Os moçárabes do Gharb português”, Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo, Lisboa, 1998, pp. 35-56, 80-86.
VALDEZ, J. J. A. (1898), “Monumentos archeológicos de Chelas”, Boletim da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes, S. 3, 8 (3-4), Lisboa, 1898, pp. 55-59.
Manuel Luís Real "Pilar ornamentado" in "Discover Islamic Art", Museum With No Frontiers, 2025.
https://islamicart.museumwnf.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_C;25;pt
Autoria da ficha: Manuel Luís Real
Número interno MWNF: PT 34
RELATED CONTENT
Related monuments
On display in
Exhibition(s)
MWNF Galleries
Architectural ElementsDownload
As PDF (including images) As Word (text only)