Fotografia: António CunhaFotografia: Santiago Macias


Identificação do Monumento:

Bairro islâmico

Localização:

Mértola, Beja, Portugal

Data de construção do monumento:

Último quartel do século VI AH / XII AD

Período / Dinastia:

Almóada

Descrição:

O bairro islâmico foi construído no final do século VI AH / XII AD, sobre uma plataforma construída no período bizantino.

A antiga alcáçova de Mértola tem vindo a proporcionar, desde o início das escavações em 1978, um enorme conjunto de materiais do período islâmico. Ao mesmo tempo têm sido revelados vestígios arquitectónicos que vão do período romano (século I) até à época da reconquista da vila (século XIII). O elemento de maior interesse é este conjunto urbano, do qual são hoje visíveis os restos de cerca de uma dezena de habitações. As casas repetem soluções arquitectónicas comuns ao mundo urbano mediterrânico, estão organizadas em torno de um pátio central descoberto e compreendem um conjunto de divisões cuja funcionalidade estava bem definida (salas, alcovas, cozinhas e latrinas etc.). Na complexa sobreposição de estruturas que sempre resulta das intervenções arqueológicas urbanas, é possível ler com clareza restos de ruas, de sistemas de saneamento e de pavimentos que constituem o testemunho da derradeira ocupação da alcáçova islâmica.

É um conjunto urbano com cerca de 4000 metros quadrados, onde estariam implantadas cerca de três dezenas de habitações. Até ao momento foram postos a descoberto fragmentos de quinze casas, nove das quais estão completas e são perfeitamente legíveis na sua planimetria. Todas elas se organizam em torno de um pátio central descoberto, "compartimento" que marca de forma indelével um modo de concepção espacial ao mesmo tempo que identifica os hábitos culturais dos seus habitantes. Apesar das notórias diferenças de estatuto económico entre os moradores de algumas dessas casas (visíveis nas maiores ou menores áreas ocupadas pelas habitações e no apurado grau de acabamento de algumas delas, em detrimento de soluções mais simples e económicas postas em prática noutras), o seu esquema de organização funcional não difere muito entre si.

A investigação histórico-arqueológica em curso, para além de ter fornecido um conjunto de dados fundamentais para o estudo da organização urbanística do local ou da arquitectura das habitações, proporcionou também elementos para uma primeira abordagem ao estudo do quotidiano da população de Mértola em época islâmica. Ferramentas de trabalho, instrumentos musicais, peças de jogo, utensilagens em uso na cozinha ou à mesa ou hábitos alimentares vão, aos poucos, compondo o imenso "puzzle" do dia-a-dia dos habitantes desta alcáçova há oito séculos.

View Short Description

O bairro islâmico foi construído no final do século VI AH / XII AD, sobre uma plataforma do período bizantino. É um conjunto com 4000 metros quadrados, onde estariam implantadas cerca de três dezenas de habitações. As escavações arqueológicas têm permitido identificar algumas dessas casas: organizadas em torno de um pátio central descoberto compreendem um conjunto de divisões cuja funcionalidade está bem definida (salas, alcovas, cozinhas e latrinas etc.). É também possível ler com clareza restos de ruas e de sistemas de saneamento que constituem testemunho da derradeira ocupação islâmica.

Como foi estabelecida a datação:

O bairro islâmico de Mértola foi datado através de análises estilísticas (comparação com outros conjuntos habitacionais da mesma época do al-ândalus: Pechina, Saltés, Ciesa, etc). Essa datação foi confirmada pela estratigrafia arqueológica, que forneceu, no nível de abandono do bairro, um abundante espólio cerâmico do período almóada.

Bibliografia seleccionada:

Macias, S., Mértola Islâmica, Mértola, 1996.

Citation:

Santiago Macias "Bairro islâmico" in "Discover Islamic Art", Museum With No Frontiers, 2024. 2024. https://islamicart.museumwnf.org/database_item.php?id=monument;ISL;pt;Mon01;9;pt

Autoria da ficha: Santiago Macias

Número interno MWNF: PT L

RELATED CONTENT

 Artistic Introduction

 Timeline for this item


On display in

Discover Islamic Art Exhibition(s)

The Muslim West | Settlements and Domestic Life

Download

As PDF (including images) As Word (text only)